sexta-feira, 27 de dezembro de 2013




    Então, vocês devem estar se perguntando : "Como fazer uma boa música". Bom, realmente não sei como, mas vamos trabalhar com algumas ideias pra ajudar você a por tudo aquilo que sente pra fora, através de uma boa música. Sou do tipo que escrevo aquilo que sinto, aquilo que vejo...curto muito falar sobre temas sociais, porém, algumas pessoas escrevem coisas que nunca viram e nem viveram e eu realmente admiro isso...Bom, vamos aos trabalhos?
    Será bem interessante se você souber tocar violão ou teclado, algo que lhe ajude a formar a melodia e escolher um ritmo bem bacana, porém se você não sabe tocar nenhum dos dois não há problema, vamos trabalhar na letra em si.
   Acredito, que para que uma música fique boa, tu tem que escrever com convicção, tem que acreditar naquilo ali que você está escrevendo, desse modo as pessoas vão perceber a verdade por trás daquela letra.
  A música deve ter um sentido, deve deixar uma determinada mensagem para aqueles que a estão escutando.
   Nunca se prenda a um estilo musical....ou seja, alguém pode chegar e dizer:"Ah! Eu adoro samba e vou compor apenas músicas de samba"... não pode ser assim, as vezes você se prende a um estilo e acaba que nem consegue compor algo legal e puro...tem que ser algo livre, escreva mpb's, sambas, rocks, o que vier, seja versátil.
   Escreva quando sentir necessidade, não poupe palavras, não tenha medo do que vai escrever.
   E por fim, seja você...Todo ser humanos tem várias faces, as exponha através da música sem medo de ser feliz.

   É isso aí, tchau e bênção ;D 


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013




   "Ensaiar" é um verbo bem importante pra você que quer seguir nessa carreira das artes, não só na música, mas como no teatro, dança e tal. Quando vamos cantar aquela música que temos dificuldade e temos 24 horas pra cantá-la perfeitamente, o que devemos fazer?
- Bom, antes de mais nada temos que manter a calma, até porque é mais que essencial (as vezes não da pra manter eu sei, mas tentar não mata ninguém ok?).
- Depois devemos ouvir muito mesmo a música e tentar dar um toque pessoal nela...ou seja, você vai modificar algumas coisas pra que se senta mais seguro e mais a vontade. 
- Em seguida você deve ensaiar muito e, de preferência, gravar a música toda e depois ouvir pra verificar os erros de afinação, checar se a dicção está boa e se a intensidade tá legal...essas coisas. 
   Depois de ter feito tudo isso é só partir pro abraço...Lembre-se, digo por experiência própria, se na hora de cantar você ficar nervoso e acabar desafinando ou errando a letra, tudo bem, todo mundo faz isso, todo mundo erra...O importante é sentir a música e passar esse sentimento pra galera que está lá, que veio pra te ouvir cantar e se não veio pra te ouvir especificamente, faça com que elas saiam de lá te amando e querendo ouvi-lo(a) sempre ;D!
   Enfim, é isso. Tchau e bênção

terça-feira, 24 de dezembro de 2013





   Reza a lenda que todo músico é "vagabundo" ou "sem futuro". Será que não passa pela cabeça das pessoas que para se tornar um bom músico é necessário estudo e dedicação? Pois é, parece que não. De certo modo, parte da a música brasileira atual, que é aclamada pela mídia, ajuda a "alimentar" essa visão preconceituosa, pelo simples fato de termos, a cada dia que passa, mais músicas que falam sobre bebida e sexo, drogas e sexo, sexo e sexo e sexo e mais sexo...Além dessas músicas serem desprovidas de conteúdo e criatividade, não exigem praticamente nada de quem a apresenta, ou melhor "tenta apresentar".
   Hoje temos pelo mundo a fora milhares de universidades e conservatórios de música, aonde os profissionais são preparados para reger, compor, tocar, cantar, lecionar etc.
Com o mercado de trabalho em expansão, principalmente na área acadêmica, há diversas oportunidades para quem tem interesse em dar aulas e transmitir seus conhecimentos musicais, mas vale ressaltar, que só porque você está formado para dar aulas não quer dizer  realmente que você terá que dá-las. Também pode-se tentar formar uma banda, trabalhar como produtor musical ou algo assim, porém como forma de "sobreviver" até conseguir seu lugar ao sol é bastante viável dar aulas.
   Na faculdade de música, até onde eu sei, você já deve ter um conhecimento prévio antes mesmo de conseguir passar. Haverá uma espécie de banca julgadora que irá verificar seus conhecimentos, como por exemplo: ler partitura, tocar um ou mais instrumentos de sopro, cantar e tocar com um instrumento harmônico (violão, teclado, piano); coisas do tipo...Ou seja, você só conseguirá cursar música se já tiver uma certa experiência.
   Enfim, é isso. Os cursos de músicas nas universidades federais, principalmente, são muito bem conceituados e valem realmente a pena.


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

                                                           O que são sonhos?

Sonhos são simplesmente aquelas "coisas" que nos mantém vivos, que nos fazem persistir e lutar por aquilo que queremos. Todos temos sonhos e objetivos que as vezes parecem inalcançáveis, porém não são. Se por um momento imaginamos que podemos conseguir algo é porque realmente há a possibilidade, mesmo que seja pequena.
Hoje, vemos que maior parte dos artistas, atletas entre outros ícones midiáticos, o quanto eles sofreram para poderem chegar aonde quiseram. Então, qual o segredo do sucesso?
Na verdade nem eu sei, mas acredito que para conseguir temos que:
* Ser persistentes - o mundo é cheio de concorrente então precisamos persistir de verdade para conseguir aquilo que queremos.
* Estudar - é fundamental, do que adianta ter facilidade em alguma área do conhecimento sem aperfeiçoá-la? Nada adianta, certo? Então, estude muito!
* Acreditar - exatamente, acreditar! Acredite em si mesmo, se você não acreditar em você ninguém mais irá fazer isso por ti. 

Enfim, desejo a todos boa sorte e lutem pelos seus sonhos, estou lutando pelos meus e sei que, talvez demorem para serem realizados, porém sei que os conseguirei alcançar um dia ;)!